Saiba quem é a Dra Eliane Scherer

04/13/2021

11:50:24 AM

SAÚDE


Por defender e usar a nebulização com hidroxicloroquina em pacientes com covid-19 no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) em Camaquã (RS), uma médica camaquense foi afastada do hospital, na primeira quinzena de março deste ano. A Dra Eliane Scherer era contratada, e a direção argumentou que o afastamento ocorreu por causa do descumprimento dos protocolos do hospital.

Saiba quem é Dra Eliane Scherer, a médica camaquense que ajudou pacientes com quadro grave e gravíssimo de covid-19

Eliane Duarte Scherer nasceu em Camaquã (RS), e estudou no Colégio Sete de Setembro e no Estadual, hoje Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet. Ambas as instituições de ensino são públicas. Posteriormente, ela chegou a fazer um ano de Ciências na cidade.

Eliane Trabalhou como professora na localidade de Santa Auta e em Cristal, quando ainda era distrito de Camaquã. Depois disso, ela foi para Rio Grande (RS), onde realizou o vestibular, e iniciou e concluiu a faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no período de 1987 a 1992.

Ela fez residência médica interna e especialização de Geriatria e Clínica Médica na PUC-RS. E posteriormente, fez também a parte de Imagem no Grupo Hospitalar Conceição, na Santa Casa de Misericórdia, e a maior parte no Hospital Moinhos de Vento, e trabalhou muito tempo também em UTIs. Desempenhou também atividades médicas em Alegrete (RS). Ela recebeu o título de especialista pela Associação Médica brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Atualmente, trabalha na área de Ecografia, realiza Ultrassom.

“Fui destemida e quebrei protocolos para salvar duas vidas. Trabalhei muito tempo em UTI e sempre fui uma médica muito dedicada ao lado de um paciente até ele melhorar”, contou Eliane em entrevista ao portal de notícias Blog do Juares (BJ). “Fiquei extremamente orgulhosa do presidente da República ficar interessado do método barato que poderia salvar vidas, dele querer saber como este procedimento funcionava, e de ainda não ter sido usado em outros lugares, e de onde eu tinha tirado, como eu sabia e como eu tinha criado este método”, continuou ela.

A médica camaquense é casada com o engenheiro químico, Sérgio, e tem um casal de filhos. A filha, de 21 anos, está no quinto ano de Medicina, e o filho, de 17 anos, está terminando o Ensino Médio. Eliane contou ainda ao portal de notícias Blog do Juares (BJ), que ela é uma pessoa extremamente simples, gosta de comer massas, e adora bichos, principalmente gatos.

“Filha de uma mãe muito forte que sempre nos cobrou princípios, ética..., uma pessoa maravilhosa a qual eu admiro muito”, finalizou a Dra Eliane Scherer.

O consultório da Dra Eliane Scherer fica na Rua Olavo Moraes, 644, no edifício Executive Center, Sala 308, no centro de Camaquã (RS).

O telefone é o (51) 3671 3026.

Compartilhe